DOMINGO 27 ABRIL, 16H00
Lançamento das publicações das exposições “Canções para um burro morto", "Milagro" e "CHÃO"

No último dia das exposições que ocuparam o CIAJG nos últimos meses, lançamos os cadernos de exposição que documentam, com material inédito, de texto e imagem, os três projetos expositivos. A partir das 16h00, num encontro intenso durante a tarde de domingo, visitamos pela última vez as exposições e descemos à black box do museu para uma sessão de projeção dos últimos dois filmes dos artistas Mauro Cerqueira e Flávia Vieira.
Amazigh - Tecer estradas a caminhos (2025) é o título do segundo filme de Mauro Cerqueira a partir de Marrocos, relatando o encontro do artista com a cultura e identidade dos povos Berbere/amazigh na região do médio atlas, a partir de uma deriva pelo território guiada pelo som dos músicos nómadas.
El Otro Color, estreado em março de 2025 no Museu do Prado em Madrid, é o filme de Flávia Vieira que parte do imaginário da história da Pau-brasil, uma árvore cujo pigmento negro marcou a moda e a economia europeias nos séculos XVI e XVII. Com imagens do único exemplar desta árvore em território espanhol e das coleções do Museu do Prado e do Museo del Traje, o vídeo reflete criticamente sobre a identidade, o poder e a diáspora da cor preta no imaginário ocidental.
Todas as idades
Entrada gratuita, até ao limite da lotação disponível

Todas as idades
Entrada gratuita, até ao limite da lotação disponível
Back