Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
CAAA
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
2. Loja Oficina
Teatro Jordão

CANDIDATURAS ATÉ 20 JANEIRO 2025

Concurso para a Direção Artística do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e Artes Visuais d’A Oficina

2024.12.13 Concurso para a Direção Artística do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e Artes Visuais d’A Oficina

O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) é um centro de arte contemporânea em Guimarães. A base do seu projeto cultural é a coleção do artista José de Guimarães, composta por arte africana, arte pré-colombiana, arte antiga chinesa, e um conjunto representativo da sua obra. A partir de formas culturalmente diversas de conhecer o mundo, expressas na coleção, o CIAJG realiza uma programação regular de exposições e programas públicos.

 

Inaugurado no âmbito de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, o CIAJG encontra-se integrado na Plataforma das Artes e da Criatividade – um projeto infraestrutural de transformação do Antigo Mercado de Guimarães –, recebendo o nome do colecionador e artista plástico vimaranense que aqui confia grande parte do seu espólio. No total, o acervo do CIAJG é composto por 1128 objetos, entre cerâmica, escultura, desenho, instalação, têxtil, pintura e artes gráficas.

 

Oito das suas treze salas têm sido dedicadas à exposição de caráter mais permanente, mas o CIAJG dá igualmente lugar a várias exposições temporárias, vincando a polivalência e diversidade das suas propostas com a Black Box e a Sala de Conferências que este equipamento dispõe, sendo o CIAJG marcado (e vivido) por um intenso envolvimento do serviço de Educação e Mediação Cultural d’A Oficina.

PERFIL

 

➞ Formação superior, ao nível de pós-graduação ou doutoramento, em área de conhecimento relevante e compatível com a função;

➞ Experiência profissional mínima de 5 anos em funções compatíveis, preferencialmente num museu ou instituição de arte contemporânea;

➞ Experiência internacional é fator preferencial;

➞ Experiência de trabalho com coleções de arte;

➞ Conhecimento e experiência dos processos de estudo e documentação das coleções;

➞ Conhecimento estruturado da realidade artística do território de Guimarães;

➞ Experiência em processos de estudo e documentação nas artes visuais;

➞ Conhecimento e identificação com o projeto artístico e de programação geral d’A Oficina;

➞ Competências sólidas de planificação e gestão orçamental;

➞ Capacidade de organização e trabalho em equipa;

➞ Competências de comunicação interna (relacionamento interpessoal com as equipas) e externa (relação com artistas, curadores, entidades e agentes culturais).

 

PROPOSTA DE ABORDAGEM ARTÍSTICA

 

Definição de uma estratégia assente na criação artística contemporânea que compreenda uma visão de como o CIAJG se deve posicionar no contexto cultural local, nacional e internacional, e uma definição das linhas programáticas na área das artes visuais, de acordo com a missão e objetivos d’A Oficina.

 

Definição de linhas orientadoras para uma programação artística multidisciplinar na área das artes visuais, aprofundando a relação dos artistas com os seus públicos, bem como a acessibilidade e promoção de hábitos culturais, associado ao trabalho já existente de Mediação Cultural.

 

PROCESSO DE RECRUTAMENTO

 

Para os fins acima descritos, A Oficina abre um processo de recrutamento para a Direção Artística do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e Artes Visuais d’A Oficina, que articulará a sua programação com as Direções Artísticas de Artes Performativas e Artes Tradicionais d’A Oficina e reportará à Direção Executiva d’A Oficina toda a programação e gestão artística do museu.

 

O contrato terá a duração de três anos e entrada imediata.

 

➞ Abertura do Processo de Recrutamento: 13 de dezembro 2024

➞ Data Limite da Receção das Candidaturas: 20 de janeiro 2025

➞ Entrevistas aos Candidatos Pré-Selecionados: até 9 de fevereiro 2025

➞ Comunicação dos Resultados: até 1 de março 2025

 

Os/as interessados/as devem enviar o Curriculum Vitae e Proposta de Abordagem Artística para o CIAJG através do endereço eletrónico recursoshumanos@aoficina.pt, até às 23h59 do dia 20 de janeiro de 2025.

 

Durante o prazo de apresentação de candidaturas, os interessados que queiram visitar e conhecer melhor o CIAJG poderão fazê-lo livremente, durante o seu horário de funcionamento e abertura ao público.

CANDIDATURAS ATÉ 20 JANEIRO 2025

2024.12.13 Concurso para a Direção Artística do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e Artes Visuais d’A Oficina

CANDIDATURAS ATÉ 20 JANEIRO 2025

Back

ciajg.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile