QUINTA 23 MAIO, 16H00 ÀS 17H30
Jornadas Indisciplinadas
As “Jornadas Indisciplinadas” continuam em força na ocupação de espaços, explosão de ideias, rompendo limites, através da apresentação de propostas artísticas dos estudantes do 2.º ano da Licenciatura em Artes Visuais (LAV/EAAD/ UM).
O CIAJG (Centro Internacional das Artes José de Guimarães), o CAAA (Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura) e a Garagem Avenida são invadidos pelo trabalho destes jovens artistas, que se propõem a dialogar com os espaços, a pensar as missões das estruturas, propondo um novo olhar sobre as obras que aí se encontram. Este projeto expositivo acontece numa ação concertada entre os estudantes e a sua equipa docente, com os agentes no terreno, desde a direção artística, a equipa técnica ou a de mediação. O processo de trabalho inclui a discussão sobre o lugar de cada peça até à poética da proposta, sem descurar o sítio do prego ou a direção da luz. Em 2024, para acompanhar este percurso, contamos com a curadoria do coletivo Palma, constituído pelos artistas Catarina Braga e Miguel Ângelo Marques.
O coletivo Palma é constituído pelos artistas Catarina Braga e Miguel Ângelo Marques, formado em 2021. Através de uma metodologia teórico-prática, o coletivo explora a envolvência de certas espécies de plantas no espaço urbano, materializando objetos artísticos que privilegiam a comunicação direcionada para um pensamento com as plantas.
16h00 – LAV – EAAD U.MINHO – Garagem Avenida
17h00 – CAAA
17h30 – CIAJG
Projeto Triangular
“Triangular” é um verbo de ação, plural, nómada e indisciplinado. “Triangular” é um projeto que aposta na construção de relações entre alunos, artistas e instituições culturais da cidade de Guimarães. Uma parceria entre a EAAD (Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho), o CIAJG (Centro Internacional das Artes José de Guimarães), e o CAAA (Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura).
Curadoria Palmo Coletivo – Catarina Braga e Miguel Ângelo Marques
Exposição patente até 9 junho
Curadoria Palmo Coletivo – Catarina Braga e Miguel Ângelo Marques
Exposição patente até 9 junho
Back