SÁBADO 7 DEZEMBRO, 21H30
Canções Para Um Burro Morto
Alicerçada no sentido da viagem, a exposição individual do artista Mauro Cerqueira, com curadoria de João Terras e desenhada exclusivamente para reverberar com o programa artístico do CIAJG, ensaia um cruzamento entre filme e pintura produzindo um contexto visual para o relacionamento com a sua obra.
A viagem nuclear da exposição parte do percurso que Mauro Cerqueira juntamente com o artista e poeta Babi Badalov traçaram entre Paris e Tanger no ano de 2021. Seguindo os passos dos escritores Jean Genet e Mohamed Choukri, e tendo como pronuncio o encontro com a figura de Genet em Larache junto da sua campa, Mauro Cerqueira filma o caminhar de Badalov por entre as ruas de Marrocos enquanto este lê o poema “O Condenando à Morte” de Jean Genet. A exposição alicerçada no rumor desta viagem revela-nos aquilo a que obra de Mauro Cerqueira nos tem conduzido ao longo do tempo, o de encontrar o sentido da história na marginalidade da vida.
Mauro Cerqueira (Guimarães, 1982). Estudou na Escola Superior Artística do Porto, no polo de Guimarães. Em 2009 recebeu a Menção Honrosa do Prémio EDP Novos Artistas e, em 2005, ao lado do artista André Sousa fundou o espaço independente ‘Uma Certa Falta de Coerência’, um espaço de exposição que se tornou numa constelação de artistas onde passaram Babi Badalov, Stephan Dillemuth, Dan Graham, Mieko Meguro, Silvestre Pestana, Luisa Cunha, Ani Schulze, June Crespo, Pedro G. Romero, Josephine Pryde, Rigo 23, Daniel Barroca. Mauro Cerqueira participou em várias exposições individuais e coletivas em galerias e instituições nacionais e internacionais, incluindo o Institute for New Connovative Action, Seattle, David Dale Gallery, Glasgow, MARCO/ Museo de Arte Contemporánea de Vigo, Künstlerhaus Bethanien, Berlim, Centro de Artes Visuais, Coimbra, Galeria Nuno Centeno, Porto, Galería Heinrich Ehrhardt, Madrid, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, Museo de Arte Contemporáneo Gas Natural Fenosa, Galeria Graça Brandão, Lisboa, La Casa Encendida, Madrid. A sua obra está representada em várias coleções públicas e privadas nacionais e internacionais.
Todas as idades
Entrada gratuita, até ao limite da lotação disponível
Curadoria João Terras
Todas as idades
Entrada gratuita, até ao limite da lotação disponível
Curadoria João Terras
Voltar